segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O perigo da época da seca – Cuide-se!

Claro que nós brasilienses estamos acostumadas a lidar com a seca, ano após ano. Será que sabemos mesmo? Ou já menosprezamos este que é um dos mais perigosos fatores climáticos, só por ser de Brasília?




O que tenho visto por aí é que NÃO, as pessoas da capital federal não tem a MENOR NOÇÃO de como se comportar durante esse período horrível de estiagem.


Já cansei de ver pais de primeira, segunda e terceira viagem carregando seus pimpolhos (incluindo lindos cachorrinhos) por aí sem:

Chapéu
Roupas frescas
Garrafa d’ água (inclusive pro cachorro, coitados!)
Spray de soro


Já cansei de passar pelo nosso querido Parque da Cidade ao MEIO DIA e ver os gatões e as saradas dando tiro de 100m rasos, contrariando qualquer mínimo senso de saúde e cuidado com nosso corpo. 

Isso porque se intitulam saudáveis.. Lamentável.

Já cansei de ver bares lotados, regados a MUITA bebida alcoólica, num festival de desidratação e destruição do organismo.

Que circo dos horrores!

Recebi um email com instruções da Defesa Civil sobre o que fazer para tentarmos minimizar os problemas da seca e copio aqui como forma de alerta:

A Defesa Civil aconselha evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, umidificar o ar por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e vasilhas com água, ficar em locais protegidos do sol, consumir muita água e líquidos, fazer refeições leves, ligar o aparelho de ar condicionado o mínimo possível, evitar banhos prolongados com água quente e usar roupas leves. A baixa umidade pode causar dor de cabeça e tontura.”

Gente, estiagem não é brincadeirinha e até mesmo animais já acostumados após milhões de anos, ainda mudam seus hábitos frente a este tipo de clima.

Por isso, vamos cuidar do nosso corpo da forma que ele merece, sem idiotices do tipo: “Vou me hidratar com cerveja”, “Vou aproveitar e torrar no sol” e etc.. 

Existem alguns parâmetros indicativos para cada baixa de umidade relativa, vejam a situação alarmante que Brasília está: 

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção

 

* Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas

* Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.

* Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

* Consumir água à vontade.

 

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

* Observar as recomendações do estado de atenção

* Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas

* Evitar aglomerações em ambientes fechado

* Usar soro fisiológico para olhos e narinas

 

Abaixo de 12% - Estado de emergência

* Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta

* Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.

* Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas

* Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos,

 principalmente quarto de crianças, hospitais etc



DICAS PRECIOSÍSSIMAS – SEU CORPO AGRADECE E MUITO!

- Tenha à mão água e bebidas sem açúcar para beber regularmente (AINDA MAIS SE FOREM SAIR COM AS CRIANÇAS, IDOSOS E/OU ANIMAIS, PELAMORDEDEUS!);

- Evite bebidas que contenham cafeína, que pode levar à secura bucal;

- Estimule a salivação com goma de mascar ou balinhas sem açúcar;

- Evite consumir álcool ou fumar;

- Ao dormir, utilize um umidificador no quarto ou bacia com água;

- Usem roupas leves, que não apertem e que favoreçam a circulação do ar. Tire o pé do sapato fechado! Fora às calças jeans!



- Molhe  a boca e narinas com  água ou soro, várias vezes durante o dia. A parte interna das narinas pode ficar muito ressecada e o esforço de assoar o nariz pode causar o rompimento dos delicados vasos sanguíneos, o que gera sangramento. Uma dica: Spray de soro Salsep (vende em farmácia):



- Em lugares onde não chove há muitos dias, o ar tende a ficar empoeirado, com partículas muito grandes para as vias respiratórias do corpo humano. Assim, estas partículas podem causar irritação na garganta, uma tosse seca. Beba mais água!

-Atenção com os olhos porque também tendem a ficar ressecados. Molhe-os com água ou use colírios adequados;

- Evite fazer esforços físicos prolongados. Quase todo o país tem um sábado com sol forte, com poucas nuvens. O excesso de luz solar gera a formação de ozônio na camada de ar que respiramos. Nesta situação, o ozônio vira um poluente e um dos efeitos é a ardência nos olhos;

- O uso de cremes hidratantes ou óleos no corpo ajuda a renovar a umidade da pele que também tende a ficar ressecada na situação de índices de umidade do ar muito baixos.

- Evitem aglomerações. Nesses locais, a poeira levanta mesmo, e os micróbios de pessoas já doentes por conta da secura podem chegar até você;

- Uma das coisas que mais me ajudam nesse tempo é fazer nebulização 1 ou 2x ao dia com soro fisiológico! Um baaaaaaaaita alívio.


A época é de se cuidar! Assim como cuidam da pele, das roupas de usam, da maquiagem, do cabelo.             
           
      

Nenhum comentário: